Porquê poesia?

Me pergunto, qual era o motivo dos rapsodos gregos se afastarem? Com uma incongruência, mediante tamanha sabedoria, os detentores dos mitos, os senhores das respostas, os emocionados sinceros.
Aqueles senhores que continham as respostas pré-socráticas, o conhecimento artístico para a obra do todo. A odisseia, os ilíadas, o Minotauro, Ícaro, Quiron, Hercules, Perseu, Morpheu, Hypnos, Pantheon, as estrelas. Seriam tais formas de explicar nossa natureza tão complexa, quanto o primeiro livro escrito?
Seria certo o que o messias anunciado por Lucas disse? Não jogue pérolas aos porcos!
Ou ademais aquela sabedoria retida pelos escravos egípicios, uma cultura onde os fonemas carregam emoção, não tem significado?
 Seriam aqueles que nada tiveram, socorristas da fé no sujeito? Mediante tamanha desconstrução, dominação, controle, erro, preguiça, vaidade, luxuria, gula, ira, inveja e avareza. Então esses erros da cabeça continuam, quando Descartes faz a dicotomia mente e corpo. Destrói o corpo, destrói as emoções?
O homem quando se coloca ao centro com Sócrates, esquece, mata, desarma a natureza, ou a physis se preferir. É sabido que o império cai com a cultura, é sabido que o império declina com a divisão, é sabido que não existem especies de seres humanos e sim apenas o sapiens sapiens (pensa e pensa).
Onde se encontra o homo sentit?
Voltando aos nossos detentores do mito, tais homens sensíveis, comunicadores do protelado grego se abstinham de tomar partido, se abstinham de se denominarem politicos. Eles eram éticos?
Mas a pergunta é de cunho interpretativo? O que é ética? O que é poesia? O que é filosofia? O que é ciência? O que é religião? E existe uma antropologia?
Muitos antecessores se esbarram nessas palavras que contém um significado simbólico tremendo, para tentar solucionar as mesmas questões. As de cunho emocional.
Poesia porque é a forma que consigo dialogar contigo. Se não vou entrar no erro da cabeça de querer saber sempre mais, achando que solucionarei a questão mais simples da forma mais complexa.
Aceite, perdoe, afinal, PAI eles não sabem o que eles fazem. Só acham que sabem.

O homem sabe sabe, não sente sente
Me pergunto de presente
O que eu sinto de repente
Medo
Desse que como, eu, come o outro
Amor pelos meus
Ódio pelos seus
Quem são eles?
Todos aqueles que não são nossos
Diga então
Como posso
Sentir
Se só sei saber
Classificar e escrever
Categorizar, reinserir
Processar, avançar
Retroceder jamais
Afinal
Com meu sofisma chegarei
Onde tu jamais pensou
E eu serei Rei
Obrigado
Ganhei

Comentários

Postagens mais visitadas